Penitenciária Federal em Catanduvas
Dia 23 de junho de 2024 marcará os 18 anos da inauguração do Presídio Federal de Catanduvas
Localizado no interior do Estado Paraná, região Oeste, dentro da faixa de fronteira do Brasil.
Foi a primeira das hoje cinco unidades prisionais administradas pelo Governo Federal. As demais são: Campo Grande/MS, Porto Velho/RO, Mossoró/RN e Brasília/DF.
O presídio possui celas individuais para garantir a segurança e minimizar as chances de confronto entre os detentos. Estas celas são projetadas para serem seguras e funcionalmente adequadas para longos períodos de confinamento
A instalação conta com um avançado sistema de segurança, que inclui vigilância contínua por câmeras, detectores de movimento, e barreiras físicas como muros altos e cercas eletrificadas. A segurança é reforçada por rigorosos procedimentos de controle e a presença constante de agentes federais altamente treinados.
Incluem áreas destinadas a visitas, um espaço para atendimento jurídico, além de áreas de saúde e educação, visando oferecer um mínimo de serviços básicos aos presos.
Penitenciária Federal de Catanduvas opera sob um regime de segurança máxima, o que significa que os detentos estão sujeitos a um controle rigoroso de suas atividades diárias, com limitações severas ao contato com o mundo exterior. As visitas são restritas e realizadas sob estritas medidas de segurança para evitar a entrada de itens proibidos e garantir a segurança de todos os envolvidos.
Atualmente abriga o traficante Marcelo “Piloto” que foi extraditado do Paraguai, diretamente para a prisão federal em Catanduvas.
Como funciona
As celas são individuais e contam com dormitório, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento.
O chuveiro liga em hora determinada, e esse é o único horário disponível para o banho do dia.
A comida chega através de uma portinhola. A bandeja é recolhida e ,em seguida, vai para inspeção.
Não há registros de fugas, rebeliões, entrada de celulares e drogas ilícitas na Penitenciária Federal em Catanduvas, sendo considerada uma das mais seguras do Brasil.